Visagismo Artigo

Descubra como consultar uma aparência natural que revela a fisionomia sem expressões, e aperfeiçoar a construção da Imagem elaborada com alguns recursos que tornam o ser humano em alguém muito além da sua imaginação.

APOSTILA DO ARQUITETO DA IMAGEM –

A Imagem construída não é uma mascara nem se tornará um escudo, e sim um motivador, ou até um potencial facilitador do seu cliente na sociedade.

A maior função do Personal Beauty está em aumentar a assertividade do “look facial pleno” auxiliando o potencial máximo de cada um em relacionamentos pessoais, sociais e coorporativos. Nisso habita o rosto, a face e a expressão em um mundo selfie onde a maior parte da comunicação e sentidos humanos estão na tela facial.

O rosto não se limita a 3 décadas de pesquisas compiladas, nem em todo o seu curso aqui, mas no seu olhar intuitivo e na maior prática de observar, perceber, analisar com calma e ouvir com perguntas e respostas os seus futuros clientes em cada consultoria.

Essa ferramenta poderosa de análise facial, o Visagismo tem em suas entranhas na pesquisa da personalidade através da fisionomia e impressionantes observações sobre formatos, tamanhos, predominâncias, características relevantes, e lógico que intenções do sujeito que juntas essas informações traduzem um alto grau de indicativos para assertividade na leitura da aparência pesquisada ou revelada e nas competências para uma Imagem emitida com excelência.

Se buscarmos entender os princípios do Visagismo, perceberemos que cada pessoa tem sua individualidade, mas que todos podemos ser ou nos tornarmos muitas faces dentro das nossas intenções, culturas, ou meio em que vivemos.

Temos o habito de pensar que o ideal é algo que ficará eterno, o que é um erro!

O ideal é temporal e mais conectado simplesmente com o hoje.

Uma boa pesquisa para o tema Diversidade Visagista é o de observar a trajetória das imagens que a cantora pop Madonna obteve ao longo da sua carreira. Assistir a série Orphan Black da Netflix onde a protagonista Tatiana Maslany interpreta mais de 9 personagens com atribuição de diferentes características e personalidades, também é uma ótima opção… Assim temos uma grande possibilidade para consultorias visagista.

 

Madonna

Tatiana Maslany

Entenderemos melhor quem somos, quem estamos sendo e quem poderemos ou queremos ser em cada fase ou estação de nossas vidas.

O Ser humano pode ter uma aparência natural, mas inúmeras imagens construídas ao longo do processo da vida.

 

Scarlett Johansson

No Visagismo contemporâneo teremos influências de muitos conceitos entre, partes estruturais-físicas, partes mentais e de caráter cultural, muitas intervenções emocionais do cliente e de sua atual essência, níveis de maturidade e segurança e algumas abordagens de análise do seu discurso, propósito de vida e destinos que deseja alcançar.

Por muitas décadas os visagista passaram tempos e tempos somente harmonizando características sem pensar que uma pessoa pode desejar mostrar suas aptidões naturais, ou até precisar construir uma imagem adaptada que iniba sua aparência natural, forjando assim, a construção de uma caracterização como apoio da sua linguagem para e com o mundo, isso é importante entender!

Uma nova “cara” que seja a minha cara;

Ou uma nova cara que esconda minhas fragilidades;

Ou me posicione com a imagem que preciso emitir;

Isso pode ser o maior ponto de equilíbrio entre harmonização ou imagem construída.

Existem milhares de elementos para harmonizar ou criar um novo mundo de impressões para a adaptação nos relacionamentos através do Visagismo facial.

Para sua aceitação pessoal, em seus relacionamentos interpessoais e no mundo profissional e social que frequenta, podendo inclusive ajudar cada dia e cada situação com seu autoconhecimento que o Visagismo e a consultoria o equiparam em sua jornada.

FERRAMENTAS DA BELEZA

A responsabilidade da consultoria está em propor possibilidades, e para isso existem profissionais que carreguem o estilo da proposta, isso pode facilitar o processo de aderência e assertividade nos looks propostos.

Como um arquiteto da imagem seu projeto de Visagismo é a planta de estilo, beleza e moda será também muito importante conhecer algumas indicações de confiança estrutural para realização da real e efetiva construção da nova imagem do seu cliente.

Cabeleireiro

Terapeuta capilar

Colorista

Barbeiro

Designer sobrancelhas

Micropigmentadora

Maquiadora

Especialista de cílios

Esteticista

massagista

Dermatologista

Odonto-estética

Vamos considerar esses profissionais os mais capacitados para darem andamento aos projetos indicados na consultoria de Visagismo, um fator importante é sempre lembrar que a personalidade, a busca pelo aprimoramento facial da imagem e as decisões deverão sempre partir do cliente.

A responsabilidade do visagista está em propor ideias e sugestões de ferramentas que possam valorizar a beleza de seu cliente, mas nunca o convencer da necessidade efetiva de alguma ferramenta de beleza como decisiva para seu projeto de Visagismo.

A maior importância é realmente propor as possibilidades como consultor visagista ao seu cliente, por isso o material de entrega “book de soluções” irá com várias propostas de ferramentas da beleza.

Intervenções da estética facial

Está será a fase de criar um teste de cor desejada para a pessoa.

Temas como cor desejada, cortes de cabelo que aprecia, sobrancelhas dos sonhos, estilos de barba que acha bonito, rostos e tipos de beleza que o agradam (cliente), penteados que tem desejo de usar e o maior número de informações do que os olhos e o gosto do cliente apreciam serão importantes para a consultoria pois serão ponderadas as referências de imagem que o cliente carrega como gosto.

É obvio que como consultores muitas dessas imagens pré selecionadas serão descartadas do projeto e das indicações visagista, mas essas imagens vão dizer muito sobre estilo, gosto, atitude e até sonhos dos clientes.

Lembre-se que as primeiras intervenções da estética facial em busca do aprimoramento da beleza e da ética desejada como imagem serão sempre pequenos detalhes de melhorias na aparência natural e em seguida os passos das grandes construções da imagem atualizada com os parâmetros desejados.

O Olhar do consultor visagista está sempre na valorização da aparência natural extraindo o máximo de benefícios dela pois a aparência natural estará presente na verdade e na intimidade dos clientes, a imagem construída é incrivelmente boa mas será sempre munida de maiores recursos e intervenções mais passivas de construção diária que reforçam a beleza e o estilo necessário para cada situação.

Coerência visual é a expressão que pondera com ética e etiqueta o código que aquele estilo já tem definido ao mundo.

Se um comissário de bordo de uma aeronave tiver seus cabelos pintados de amarelo-fantasia não passará segurança e credibilidade para o cargo, mas se a mesma cor estiver em uma itgirl que inspira arte pode fazer sentido dependendo do seu nicho e esfera de atuação no mundo.

 

Um ótimo exemplo na hora de equipar a consultoria de seu cliente com estilos e estereótipos é comunicar e certificar-se muito bem qual a imagem que esses signos têm já pré-definidos no mundo.

Cores e estilos de cabelo, conceitos de barba, design e formatos de sobrancelhas, tipos de acessórios, colares, brincos, piercing, maquiagens e outros “code” tem uma mensagem lida por quem a observa na vida e no mundo da ética visual.

Não teremos em uma corte uma juíza com batom extremamente vermelho e uma maquiagem “GLAM” para um dia de trabalho, a cliente receberá na consultoria indicações de como alinhar: Imagem, estilo, possibilidades e variações de acordo com o estilo de vida e ética da imagem edificada sobre seu propósito pessoal e desejo de imagem.

Tudo é possível para qualquer realidade desde que tenhamos a responsabilidade de lembrar que, uma imagem construída passa mensagens e também sofre impactos culturais e sazonais onde o melhor do estilos, é a identidade livre de estereótipos.

 

PERSONIFICAÇÃO E REFERÊNCIAS

Para o tema de personificar objetos e acessórios que transmitem adjetivos humanos, usamos a técnica de Visagismo funcional

Uma ótima referência para elucidar este tema é Iris Apfel, empresária, designer de interiores e ícone da moda em seus quase 100 anos de idade. Carrega em sua imagem pessoal e estilo a personificação e valoriza a construção de sua imagem que revelando sua identidade com acessórios que já até fazem parte de seu estilo pessoal.

As referências poderão ser feitas em painéis no estilo brainstorming, trazendo para perto da foto do cliente uma “tempestade de ideias”, nesta composição do Visagismo separe por grupos de acessórios e por características ou qualidades que seu cliente almeje com a consultoria plena.

Um olhar visagista bem intuitivo para este tema, é pensar nos 5 sentidos humanos: Visão (região do olhos), audição (orelhas), olfato (perfumes), paladar (região boca e garganta) e tato (mãos, punhos e braços) e iniciar um olhar mais técnico na escolha de acessórios que gerem essa expressão alinhada.

Como descobrir a cor ideal

Essa descoberta está associada a união das pesquisas de estilo feitas na fase inicial, com as novas sugestões que também serão propostas de associações por semelhança, caso ache realmente algum case (personagem ou personalidade) que tenha total conexão com a imagem que será proposta a pessoa.

Entenda que não estamos falando de comparação e sim de um leve “mimetismo” onde algumas características positivas lembrem, ou até se pareçam, realmente com a de outro indivíduo. Ou até durante o processo da consultoria as novas expectativas de imagem pessoal do cliente, apontem para a adaptação de semelhança a algum ator, personagem específico ou personalidade que admire.

Aplicativos de mudança de cor de cabelo ou perucas, não tem efetividade plena na sensação de cor do cabelo real do como o cliente ficaria com a aderência da sugestão, pois a cor é uma adereço do corte e do estilo adotado, um elemento que se sente no todo.

Toda sugestão de cor nos cabelos ou sobrancelhas devem sempre buscar ao máximo decifrar o caminho da harmonização ou da cor enigmática. Sempre na consultoria o destino deverá estar entre harmonizar as estruturas, ou criar efeitos de personalidade, e nisso apostamos em um caminho onde a cor empodera um look e uma imagem construída.

As figuras geométricas vão apontam para tipo de linhas e formas que o agradam ou desagradam, a estrela de Oswald e os círculos cromáticos vão apontar para cores, nuances e vibrações possíveis e impossíveis mediante o gosto pessoal. Já a parte das letras, alfabetos e fontes podem determinar e traduzir muito sobre a pessoa enxerga a si mesma.

Esse teste parece ou lembra algo com caráter psicológico, mas não é o intuito real abordado no tema Visagismo atual, o conceito aqui será mais estético e dinâmico para facilitar uma maior clareza sobre como produzir layouts da consultoria levando em consideração a opinião e a identidade da pessoa.

 

Visagismo está crescendo muito nos últimos anos, por isso viemos apresentar esse artigo para você junto conosco enxergar que seus cabelos são importantes pra todas as áreas da sua vida.

Foi escrito por PIETRO TRINDADE parceiro a anos da Raiz Latina.

Cabeleleiro e visagista.

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